Temporada de Furacões 2024 – Previsões e dicas!
O NOOA (National Oceanic and Atmospheric Administration) divulgou a previsão para a temporada de furacões 2024 – que começa em junho e termina em novembro.
As projeções não são tão animadoras, mas antes de se desesperar vale saber como funciona a temporada de furacões e o que fazer em caso de alerta de tempestades no período antes ou durante a sua viagem.
Então, vamos lá saber o que os especialistas dizem. Veja também dicas importantes para sua viagem no final das previsões!
+ Roteiro de Miami – De 1 a 6 dias!
+ Agenda de Miami em cada mês do ano!
+ Faça aqui o seu Seguro Viagem para os EUA
Primeiro, é importante saber que todos os anos os cientistas divulgam uma previsão da temporada de furacões do Atlântico, que atinge principalmente regiões dos Estados Unidos, México e ilhas do Caribe. A temporada ocorre entre os meses de junho e novembro.
Essas projeções dão uma base para entender a quantidade de tempestades previstas e quantas podem se tornar furacões, mas elas não são capazes de prever quando exatamente haverá um furacão. Geralmente, sabemos que um furacão pode ser ameaçador a um território entre 2 e 7 dias antes dele se aproximar.
Furacões em 2024
Especialistas do NOOA (um dos órgãos responsáveis pelas previsões) dizem que há 85% de chance da temporada de furacões 2024 – que vai até novembro – ficar acima da média.
Os cientistas dizem que ainda podem ser formadas de 17 a 25 tempestades tropicais e destas de 8 a 13 podem se tornar furacões. Veja na imagem abaixo!
Mas o que isso significa na prática?
Que todos os anos é extremamente comum a formação de tempestades tropicais no Oceano Atlântico e que, em 2024, é mais provável que a ocorrência delas esteja acima da média.
Essas tempestades tropicais recebem nome de gente (named storms) para facilitar a identificação. Elas possuem ventos de 67 até 118km/h e, neste estágio, ainda não são consideradas furacões.
Veja os nomes das tempestades 2024!
Os furacões começam quando a força dos ventos ultrapassa esta velocidade. E quanto mais fortes, mais alta é sua categoria.
São 5 categorias. A escala é chamada de Saffir-Simpson Hurricane Scale. São elas:
- Categoria 1: Ventos de 119-152 km/hr (74-95 mph) – Ventos produzem algum dano.
- Categoria 2: Ventos de 154-177 km/hr (96-110 mph) – Ventos produzem danos extensivos.
- Categoria 3: Ventos de 178-208 km/hr (111-129 mph) – Ventos causam devastação.
- Categoria 4: Ventos de 209-251 km/hr (130-156 mph) – Ventos causam catástrofe.
- Categoria 5: Ventos com mais de 252 km/hr (157 mph) – Cidades podem ficar inabitadas.
Números de furacões em 2024
Dentro da projeção de tempestades do NOOA, há a previsão da quantidade de furacões fracos e fortes que podem ser formados no Atlântico. Em 2024, então, temos a ideia de que cerca de 4 a 7 furacões podem virar os chamados Major Hurricanes (categorias 3, 4 ou 5).
Mas isso não quer dizer que todas as tempestades e furacões previstos atinjam o território de algum país ou ilha. Grande parte deles pode se formar e terminar no próprio oceano.
+ 5 hotéis bons e baratos em Orlando
+ Guia de Miami Beach
Quando os furacões ocorrem
A previsão não projeta quando exatamente haverá furacões. Eles podem ocorrer entre junho e novembro.
Pelo histórico dos últimos anos, as épocas em que tivemos mais alertas de furacões foram entre o fim de agosto e o início de outubro.
Por outro lado, é impossível saber se de fato haverá furacão nestes meses e em que dia exato isso pode ocorrer. Geralmente, temos uma melhor noção cerca de 7 dias antes.
Como foi nos últimos anos – Furacões na Flórida e em outras partes
Em 2018, 2019, 2020, e 2021, nenhum furacão atingiu a Flórida.
Em 2017, com alta atividade de furacões no Atlântico, a Flórida, assim como outros Estados norte-americanos foi atingido pelo enorme furacão Irma no início de setembro. Miami recebeu os impactos mas não foi destruída.
Já 2022 foi um ano com ocorrência de furacões acima da média e os cientistas acertaram a previsão de que as chances de atingir a Flórida eram grandes. Dois furacões atingiram o Estado.
No dia 28 de setembro, o furacão Ian, de categoria 5, tocou o solo da Costa Oeste da Flórida e entrou pela região Central do Estado destruindo algumas cidades, como Forty Myers. Ele se formou no dia 23, 5 dias antes de atingir a Flórida.
Já no início de novembro, outro furacão surpreendeu as Bahamas e a Flórida. O furacão Nicole atingiu as duas regiões como Categoria 1. Moradores e visitantes de Orlando também sentiram os efeitos da tempestade como alagamentos.
Em 2023, o furacão Idalia, Categoria 3, atingiu a praia de Keaton Beach, na Costa Oeste da Florida, no dia 30 de agosto.
Prevenção começa cedo
Os EUA trabalham com rígidas medidas de prevenção para evitar possíveis tragédias. Por isso, desde cedo é feito um trabalho de preparação mesmo não ocorrendo ameaça iminente.
Os moradores da Flórida estão acostumados com esses alertas e “excessos necessários”, mas os visitantes podem se assustar e deixar, por exemplo, de fazer uma viagem.
Por isso, se você tem viagem marcada na temporada de furacões, veja nossas perguntas e respostas abaixo!
Furacões – Perguntas e respostas mais comuns!
1 – Quais os meses com mais incidência de furacões? Devo viajar mesmo assim?
Pelo histórico dos últimos anos, as épocas com mais alertas de furacões foram agosto e setembro. Isso pode criar uma certa preocupação entre os visitantes.
Por outro lado, é impossível saber se de fato haverá furacão, se ele tocará o solo e em que dia exato isso pode ocorrer. Sendo assim, esse pode ser um risco que corremos como diversos outros quando organizamos uma viagem com antecedência e precisamos remanejar.
Uma das vantagens de viajar nestes meses com mais probabilidade é que eles estão na baixa temporada e os preços de passagens e hotéis são mais baixos.
2 – Onde devo me hospedar quando sei que tem o risco de formação de uma tempestade?
Busque hotéis (edifícios) em regiões distantes da água, também opte por reservar hotéis com opção de cancelamento gratuito, caso tenha que cancelar, como alguns oferecidos pelo Booking.com.
Veja aqui hotéis na região do Aeroporto de Miami e Doral, que ficam distantes da água!
Veja também:
+ Melhores regiões para se hospedar em Miami
+ Hotéis em Orlando
3 – Quando sei que haverá risco de uma tempestade?
Geralmente, 7 dias antes se sabe que um furacão pode estar em direção à Flórida. Neste período, você pode considerar uma remarcação da viagem.
4 – Em que momento posso remarcar a viagem?
Se no local for decretado estado de emergência como ocorreu na Flórida, durante ameaça do furacão Dorian e Irma, você tem o direito de remarcar a passagem junto a sua companhia sem custos.
O lado positivo de remarcar logo no início de uma previsão é que você garante um lugar em voos para a semana seguinte da passagem da tempestade. Se você deixa pra mudar em cima da hora, corre o risco de não ter mais lugar.
Já o ponto negativo, é que a previsão pode mudar e o seu destino pode ficar longe dos ventos, ou seja, você pode acabar perdendo dias da viagem ou tendo prejuízos financeiros por remarcar muito cedo.
5 – Tenho voo marcado próximo ao dia da passagem de um furacão e a companhia aérea não cancelou, o que fazer?
Pela experiência com furacões, as companhias cancelam cerca de 24 horas antes quando há risco iminente.
6 – O que fazer se surgir uma tempestade perto do meu destino?
Cheque com sua companhia aérea como está o status do seu voo e quais as chances de cancelamento para remarcação da data.
Cheque com o seu hotel se ele está em área de evacuação e se possui gerador.
Faça também um Seguro Viagem antes de embarcar. Muitos seguros, além de cobrir despesas médicas, também asseguram atrasos em embarques, perda de bagagens e cancelamentos.
Pondere os prós e contras de permanecer com os planos de viagem ou remarcar/cancelar (veja abaixo):
O que você pode encontrar chegando na Flórida se houver risco:
- Aeroportos cheios, filas, atrasos e cancelamentos de voos.
- Possibilidade de evacuação de hotéis, se estes estiverem em áreas de risco como regiões litorâneas.
- Filas e tumulto nos supermercados e em postos de gasolina.
O que pode ocorrer durante a passagem dos ventos fortes:
- Toque de recolher em casas, hotéis e abrigos.
O que pode ocorrer após a passagem do furacão:
- Alagamentos.
- Queda de energia.
- Queda de árvores e bloqueio de vias.
7 – Onde posso acompanhar as notícias e previsões de furacões?
Muito cuidado com o sensacionalismo e informações equivocadas durante os alertas de um furacão. Uma das fontes mais confiáveis é o site e o app do NOOA e tem ainda o National Hurricane Center Data. Usamos também os apps WSVN HurricaneTrack (disponível em alguns países) e o Windy, que mede as forças dos ventos.
Vale também seguir no Twitter o National Hurricane Center, assim como aeroportos de Miami, Fort Lauderdale, Orlando e Walt Disney World.
Siga também o Enjoy USA (antigo Enjoy Miami) aqui no Instagram para dicas atualizadas ao longo da temporada de furacões!
Pingback: O que fazer em Miami com chuva - Dicas úteis e programas!
Pingback: Quando começa a temporada de furacões nos EUA?
Pingback: Reabertura da Flórida e aumento do COVID-19 - Enjoy Miami
Pingback: Temporada de Furacões 2019 – Previsões e dicas imperdíveis!