Dicas úteis

Furacão Idalia deve atingir a Flórida nesta quarta

Embora a primeira previsão dos cientistas para a Temporada de Furacões 2023 tenha sido otimista, uma das primeiras tempestades tropicais mais fortes do ano, chamada de Idalia, deve se tornar um furacão ao se aproximar da Costa Oeste da Flórida ainda esta semana.

Veja aqui tudo sobre a Temporada de Furacões 2023!

Segundo o National Hurricane Center, Idalia se tornou um furacão de Categoria 1 nesta madrugada (29 de agosto) e deve atingir algum ponto da Costa Oeste da Flórida acima de Tampa – nesta quarta-feira como um furacão poderoso (major hurricane) de Categoria 3.

Imagem com trajeto de Idalia do App: 7 Hurricane Tracker

Um aviso de tempestade tropical (storm surge watch) foi emitido para regiões de Tampa Bay e Big Bend além das Florida Keys, incluindo Key West. O Condado de Manatee, onde fica a cidade de Sarasota, já emitiu aviso de evacuação das áreas litorâneas de risco.

Região em vermelho é a que tem maior risco. Imagem National Hurricane Center.

Como fica Miami nas previsões?

Localizada na Costa Leste da Flórida, Miami não está no caminho de Idalia, mas a região pode receber avisos para riscos de ventos e chuvas fortes dependendo da distância e força de Idália quando ela se aproximar da Costa Oeste do Estado.

Por enquanto, não há grandes riscos para a cidade e o Aeroporto Internacional continua operando normalmente.

Orlando está no caminho?

Como Orlando está localizado no interior do Estado, geralmente recebe apenas reflexos das tempestades que passam pela Costa Oeste.

O Aeroporto Internacional de Orlando informou por meio da sua página no facebook que por enquanto opera normalmente mas que podem ocorrer atrasos ou cancelamentos ate quarta-feira por conta de Idalia. Por isso, vale monitorar o status do seu voo junto a sua companhia.

Mapa mostra regiões com risco de alagamentos. Imagem National Hurricane Center.

Furacões com a letra I

Coincidência ou não, este é o terceiro furacão com a letra I a atingir a Flórida nos últimos anos. As tempestades recebem nomes em ordem alfabética e toda vez que chega no I parece haver um risco maior (como os furacões Irma e Ian que atingiram o Estado em 2017 e 2022 respectivamente).

Ian, inclusive, atingiu esta mesma região da Costa Oeste ameaçada por Idalia e acabou tocando o chão da cidade litorânea de Forty Myers em 28 de setembro.

O motivo pode ser pela época de maior ocorrência de furacões – entre o fim de agosto e início de outubro – Nesta época, a lista de nomes sempre está chegando ao meio do alfabeto. Veja:

Saiba mais sobre a Temporada da Furacões 2023 abaixo!

Deixe um comentário! Não precisa inserir site.