Wynwood: O bairro transformado pelo grafite
Imagine a seguinte possibilidade: Um bairro decadente e abandonado pelo poder público passa por uma transformação cultural e pouco tempo depois se torna uma das áreas mais promissoras e visitadas da sua cidade. Não seria incrível?
Foi isso o que aconteceu com o distrito de Wynwood, em Miami, graças ao trabalho de um visionário.
+ Roteiro de Miami – Seja o seu próprio guia!
Tony Goldman, pioneiro do ramo imobiliário, responsável também pelo desenvolvimento de Miami Beach e do SoHo, em New York, iniciou em 2009 um projeto de transformação de Wynwood a partir de uma simples ideia: “Aproveitar as paredes sem janelas dos depósitos e galpões industriais do bairro como telas gigantes”.
E parece que Goldman (falecido em 2012) conseguiu ir além na sua missão. Hoje, o Wynwood Art District é considerado uma das maiores instalações de arte de rua do mundo!
São dezenas de obras espalhadas pelo bairro assinadas por mais de 50 artistas de 16 países. Os brasileiros Kobra e Os Gêmeos já deixaram suas marcas no bairro!
O desenvolvimento da região fez também com que galerias de arte, antiquários, lojas e restaurantes descolados se instalassem por lá.
Para programar sua visita à Wynwood, veja abaixo 4 dicas!
Dicas de Wynwood
1- Onde ir
Os grafites, galerias e restaurantes ficam espalhados por todo o bairro, localizado na região de Midtown. Mas o principal ponto de referência de Wynwood é o parque de Wynwood Walls, um pequeno parque fechado e gratuito onde fica grande parte dos principais murais.
Endereço: 2520 NW 2nd Ave.
Quanto: Antes da pandemia era gratuito, agora é cobrado: $12 (adulto), estudante $5 e crianças até 17 anos de graça. Da para comprar na hora ou online.
Ingressos: https://museum.thewynwoodwalls.com
2 – Melhor horário
Para mim, o horário ideal para visitar Wynwood é no fim da tarde porque ainda está claro, mas já não faz tanto calor. O legal é que logo depois de visitar os murais, você pode aproveitar para jantar em um dos restaurantes do bairro.
+ 6 restaurantes em Wynwood!
3 – Como ir e onde estacionar
Wynwood está próximo à regiões turísticas de Miami, como Downtown (a 10 minutos) e até mesmo Miami Beach (20 minutos). Você pode estacionar na rua se tiver no seu celular o aplicativo Pay By Phone ou em estacionamentos privados ao redor que custam de $7 a $15.
ATENÇÃO – Na nossa última visita entramos numa garagem (estacionamento) sem verificar o valor e quando saímos foi cobrado $20 do nosso tíquete (muito acima do valor cobrado para estaciona na rua). Por isso, cheque o preço antes de estacionar!
Outra maneira de ir até o bairro é de Uber ou de transporte público.
4 – Público-alvo
Como o espaço é grande e colorido, o passeio pode ser feito não só pelos apaixonados por ate, mas também por toda a família. As crianças, por exemplo, se divertem bastante nos murais!
4 – Galerias e lojinha de souvenirs
Além de duas galerias em espaços internos, Wynwood Walls conta agora também com uma lojinha com produtos licenciados dos artistas de grafite que deixaram sua marca no bairro. Vale conferir!
+ Wynwood está no Roteiro Miami De 1 a 6 dias!
Fontes: Wynwood Miami/ Miami Herald
Com organização e decisão se pode mudar tudo de um distrito em decadência a um distrito franca ascensão e com grade sucesso de publico. Meus parabéns ao idealizador e todos as empresas que acreditaram e investiram e a população que foi beneficiada com empregos e aumento da renda. Espero quando for a Miami irei conhecer.
Obrigada pelo comentário Marciano!