Dicas úteis

5 coisas que sinto falta do Brasil quando volto para os EUA

Durante a pandemia, por conta do trabalho em home office, conseguimos passar duas temporadas longas (de quase 2 meses) no Brasil. Nesta última vez, ao retornarmos à Miami, um seguidor do Instagram me escreveu: “Seria legal você fazer um texto sobre uma pessoa que vive há tanto tempo em Miami dizendo do que tem saudade do Brasil”.

Por isso, resolvi pontuar rapidamente 5 coisas que me fazem sentir falta do Brasil 🙂

1 – Convivência com família e amigos – Sem dúvida, ficar longe da família é um dos grandes pontos negativos de morar longe, para mim. E isso se agravou depois que virei mãe. Com certeza, antes era mais fácil de conviver com a saudade. Mas a partir do momento que a minha bebê nasceu, estar longe da minha mãe ficou difícil. Fora que quando voltamos, nossa filha pede por semanas para ir até a casa dos avós e dos tios até se acostumar de novo. Por isso, a ruptura na hora de voltar para cá e não saber mais quando haverá um reencontro com a família e amigos próximos é a parte mais dura de morar fora. 

2 – Rede de apoio na maternidade – Quando estamos no Brasil, temos ajuda dos nossos pais e familiares para cuidar da nossa filha. Além disso, conseguimos sair para jantar em casal ou com amigos tranquilamente. Mas quando voltamos para os EUA, a coisa é diferente. Temos ajuda de uma ótima baby-sitter duas vezes por semana. Mas o resto é com a gente, comida, roupa, brincar, dar atenção o tempo todo, 7 dias por semana ( não tem essa de deixar na casa da avó para respirar), o que acaba sobrecarregando e gerando exaustão física e emocional. Mas acredito que na medida em que as crianças vão crescendo, a demanda vai reduzindo com escola e outras atividades.

3 – Comida! –  Se tem algo que damos valor, quando saímos de casa é para comida – seja comida da família, churrasco ou comida na rua. É difícil você ir a uma padaria ou restaurante no Brasil que seja ruim. A gente acaba até engordando, abusamos de pão francês (que aqui não acha), pizza brasileira e outras delícias que só tem no Brasil. Agora, aqui é mais difícil encontrar comida caseira, bem feita e saborosa por um bom custo-benefício.

4 – Atendimento hospitalar/ Ter o WhastApp do médico – Acho o atendimento médico no Brasil muito mais humanizado. Aqui, já passei por experiências negativas (e vários amigos também passaram) ao utilizar emergência de hospital e serviços de saúde, por exemplo. Ter o telefone do médico então é coisa praticamente inexistente. Se nossa filha está com febre no fim de semana, temos que levar na Emergência, não conseguimos falar com a médica dela. E em dia de semana temos que ligar na clínica e esperar o retorno que pode ocorrer muitas e muitas horas depois. Enquanto no Brasil conversamos com a pediatra dela via whatsapp. Mesmo não sendo pacientes frequente, já que vamos pouco, ela nos atende por telefone pronta e atenciosamente, é impressionante a diferença!


5 – Cheiro e som dos ambientes –
Esse item parece meio estranho, mas por conta de vivermos em ambientes totalmente selados com ar condicionado, portas e janelas anti-furacão em Miami, não ouvimos muitos barulhos externos, como de chuva, passarinhos e pessoas. O cheiro também é neutro. No Brasil, parece que sentimos mais aromas diferentes. E também temos aquela memória de cheiros e sons da infância. Não sei se estou conseguindo explicar essa sensação, rs. Mas é algo que realmente sinto a diferença.

Além destes itens, tem outras coisas como fila preferencial (isso faz muita diferença quando viramos mães) nos EUA não respeitam gestantes e mães com bebês de colo, o que acho bem desagradável. Também tem a questão de falar a própria língua que eu, particularmente, adoro e me sinto mais confortável!

Se você também mora fora, compartilha nos comentários do que vc sente falta do Brasil 🙂

Deixe um comentário! Não precisa inserir site.