Dicas úteis

Novo anúncio do governo sobre restrições de viagem e volta de números alarmantes nos EUA

Quando a gente acha que as coisas estão encaminhando para a abertura das fronteiras, vemos uma nova ameaça que faz tudo congelar novamente.

Com a melhora dos números de infecções nos EUA em maio e o avanço da vacinação no Brasil, acreditava que as restrições aos visitantes incluindo os brasileiros estavam prestes a cair. Apostava (minha hipótese sem embasamento oficial) no mês de setembro para a reabertura das fronteiras.

Mas agora mais uma vez tudo mudou. O negacionismo de boa parte dos americanos que se recusa a tomar vacina fez com que a variante Delta do vírus se espalhasse e a pandemia voltasse com números alarmantes nos EUA. Os casos diários saltaram de cerca de 13 mil para 57 mil. Só na Flórida, ontem, foram registrados 16 mil novos casos da doença.

Com isso, o CDC (Centers for Disease Control) recomendaram novamente que indivíduos mesmo vacinados voltem a usar máscaras em ambientes públicos fechados caso morem em uma área de alta infecção como a Flórida, por exemplo.

Embora a grande maioria das infecções esteja entre os indivíduos não vacinados, um novo estudo sugere que um indivíduo vacinado que contraia o vírus pode infectar outras pessoas, mesmo que seja totalmente assintomático.

De acordo com o CDC, atualmente, 97% das hospitalizações e 99,5% das mortes por covid-19 são de pessoas que não se vacinaram. Mas muitos adolescentes que ainda não puderam tomar a vacina também estão se infectando.

Os parques da Disney também anunciaram hoje a volta do uso de máscaras em ambientes fechados dentro dos parques, medida que havia sido derrubada há dois meses quando os números estavam melhores.

Restrições a viajantes brasileiros continuam

Embora a  administração Biden esteja sob forte pressão por parte de alguns setores, como o do turismo e das companhias aéreas, para reabrir a fronteira para estrangeiros, a Casa Branca anunciou esta semana que vai manter as restrições a visitantes internacionais, entre eles, de brasileiros. O motivo principal é o aumento significante de casos pela variante Delta no País.

“Nós vamos sempre seguir as recomendações dos médicos do CDC e eles não recomendam essa reabertura agora”, disse a assessora de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki.

Com o anúncio, é pouco provável que as restrições aos visitantes, incluindo brasileiros, sejam revertidas nas próximas semanas. Mas seguimos confiantes que o melhor acontecerá em breve!

Conheça o novo Roteiro de Miami!

2 comentários sobre “Novo anúncio do governo sobre restrições de viagem e volta de números alarmantes nos EUA

Deixe um comentário! Não precisa inserir site.