Vacina na farmácia? No supermercado? A partir de quando?
Além de hospitais, clínicas e centros de saúde, as populares redes de farmácia CVS e Walgreens e o supermercado Walmart, que possui drogaria própria dentro de suas unidades, se preparam para distribuir a vacina contra a COVID-19 nos EUA.
VEJA AQUI NOVO POST SOBRE A VACINA NA FLÓRIDA!
Para nós brasileiros isso pode parecer estranho, mas nos EUA, estes estabelecimentos já possuem a logística necessária e profissionais habilitados para a vacinação em massa, uma vez em que já aplicam, anualmente, a vacina da gripe.
Quando haverá vacina nas farmácias
De acordo com o Chief Medical Officer da CVS, Troyen Brennan, a projeção é de que a vacina estará disponível em suas lojas na primavera – ou seja, entre março e maio.
Segundo ele, assim que as vacinas contra a COVID-19 estiverem liberadas para distribuição nas farmácias, o processo será similar ao da vacina da gripe.
Será preciso agendar um horário e ir até uma unidade para receber a dose do farmacêutico. “Acreditamos que será possível aplicar 25 milhões de doses por mês nas redes populares de farmácias”, diz Brennan.
Ainda não está esclarecido se haverá custo da vacina nas farmácias. Mas alguns planos de saúde anunciaram que cobrirão a dose. Nós (do Enjoy Miami) recebemos um e-mail do nosso seguro (Cigna) com a informação de que a vacina será coberta ao ser administrada pela CVS.
Turismo da Vacina
Especula-se que quando a vacina estiver disponível à população em geral, ocorra o chamado “Turismo da Vacina”, que é a mobilidade de pessoas entre estados e países com objetivo de se vacinar.
No caso dos EUA, porém, ainda não há informação de que a vacina mesmo disponível nas farmácias poderá ser aplicada em cidadãos de outros países.
Na Flórida, o governador Ron de Santis disse hoje, em coletiva de imprensa, que não vê problema em distribuir a vacina se o visitante tem residência e costuma passar uma temporada no Estado. Por outro lado, ele acredita que não será possível vacinar quem chega apenas a turismo. “Isso é diferente de visitantes que ficam aqui por uma semana só para receber a vacina e depois voam pra casa. Nós não vamos fazer isso”, disse De Santis.
Como está a vacinação hoje nos EUA
De acordo com o Centers for Disease Control (CDC) até agora cerca de 4,5 milhões de americanos receberam a primeira dose da vacina nos EUA.
No momento, estão sendo vacinados profissionais de saúde da linha de frente e idosos.
Segundo o infectologista responsável pelo combate ao COVID19 nos EUA, Dr Anthony Fauci, pessoas com menos de 65 anos saudáveis devem receber a vacina a partir de abril.
Ele acredita que para os EUA atingirem imunidade coletiva, 70% da população (330 milhões) precisa ser vacinada e que isso pode ocorrer até o fim do verão de 2021 – por volta de agosto/setembro.
Isso significa que no meio deste ano, as coisas podem ter voltado ao normal no País, ou pelo menos, ao “novo normal” com mais segurança.
Fontes: Cnet; Reuters; Corporate Walmart; CVS.com.