Descobrindo a Costa Oeste – Anna Maria e Siesta Key
No lado oposto à Miami, banhada pelo Golfo do México, a Costa Oeste da Flórida tem praias de areia macia e o pôr do sol mais bonito do Estado. Até então, só conhecíamos Naples, que fica mais perto (a 2 horas) de Miami. Desta vez, fomos um pouco mais longe. Chegamos à Anna Maria Island e Siesta Key.
Como adoramos nossa experiência, vamos dividir agora algumas dicas destes dois destinos começando por Anna Maria!
Anna Maria Island
Onde fica
A ilha de Anna Maria fica a cerca de 3h30 de carro de Miami, a 2h30 de Orlando e a 20 minutos do município de Bradenton, onde nos hospedamos.

A 30 minutos, abaixo de Anna Maria, está o condado de Sarasota e a ilha de Siesta Key. E, acima, ficam as importantes cidades de St. Petersburg e Tampa.

Porque Anna Maria é especial
Com apenas 11 km de extensão e 3 praias principais, Anna Maria é aconchegante, tem uma certa estrutura, mas ao mesmo tempo é rústica.
É uma das poucas ilhas da Flórida que tenta barrar o domínio das grandes incorporações de condomínios e hotéis. Por isso, o que se vê por lá são casas e pousadas baixinhas.
As praias são para famílias ou para quem quer relaxar. Com água clara e areia macia, semelhante a textura de maisena, é aquele lugar para esquecer da vida.
Comer bem também foi o que a deixou especial. Experimentamos peixes e frutos do mar frescos em restaurantes, aparentemente simples, mas fabulosos no sabor.

Onde ficar em Anna Maria
Como fomos em março, em pleno Spring Break, não havia nenhum quarto disponível em toda a ilha. Por isso, ficamos no hotel Courtyard by Marriott Bradenton Sarasota/Riverfront, que fica na cidade de Bradenton a 20 minutos da ilha.
Foi uma ótima escolha porque Bradenton possui opções mais em conta e ao mesmo tempo não fica tão distante. Veja aqui mais opções de hotéis em Bradenton!
Mas se você quiser se hospedar em Anna Maria, a comodidade de estar na ilha será melhor.
Veja as opções de pousadas em Anna Maria!

O que fazer em Anna Maria
Anna Maria se resume basicamente em natureza e gastronomia. São 3 principais praias ao longo de sua extensão:
Anna Maria Beach – Fica na ponta Norte da ilha. Pelo que pudemos ver é a parte da ilha mais rústica com água clara e areia macia. Ficamos em frente ao restaurante The Sandbar, onde também jantamos (conto mais abaixo).

Outra área com água clarinha é a do City Pier (foto de abertura do post). O píer, infelizmente, está temporariamente fechado após ser danificado pelo furacão Irma. Mas vale visitar para tirar fotos ou caminhar pela estreita faixa de areia que fica ao lado.

Holmes Beach – É a parte Central de Anna Maria onde fica a Manatee Public Beach, uma praia com mais estrutura para quem vai com crianças. Tem chuveiro, parquinho, lanchonete e estacionamento público no endereço: 4000 Gulf Dr, Holmes Beach.


Bradenton Beach – A Bradenton Beach fica mais ao sul. Não chegamos a pegar praia aqui, mas fomos no pequeno e charmoso centrinho histórico que fica nesta região. Na verdade, o local se trata de apenas uma rua, a Historic Bridge St.que termina em um extenso píer de pescaria, fundado em 1921. Lá, tem restaurantes, lojinhas e souvenir.

Restaurantes em Anna Maria
The Sandbar Restaurant – Você pode almoçar ou jantar neste restaurante pé na areia que é um dos mais populares da ilha. Costuma ficar cheio, principalmente em alta temporada, mas vale esperar alguns minutos na fila (não faz reserva). A comida é deliciosa.

Tudo o que pedimos estava bom, entrada (coconut shrimp), sanduíche de grouper (peixe pescado na região), sobremesa (key lime pie e blue berry cheesecake) mas o stuffed shrimp (camarões coberto com massa de carne de caranguejo) estava divino! Peça arroz branco em vez do que que vem no prato, acho que combina mais com os camarões.

Blue Marlin – Comemoramos nosso aniversário de casamento no ambiente interno do Blue Marlin, que é um restaurante da Historic Bridge St. A área externa é mais rústica e tem música ao vivo. A comida também foi excelente, principalmente o filé de grouper, o peixe típico da região, e os escalopes de entrada. Você pode fazer uma reserva pelo Open Table.

Ugly Grouper – Esse bar super descontraído é conhecido por receber os visitantes que saem da praia famintos. Adorei o ambiente e os tacos de camarões com crosta de parmesão. Mas fique atento no verão porque ele é todo aberto com mesas ao ar livre.


Rod & Reel Pier – Essa barraca localizada ao final de um Píer é bem conhecida em Anna Maria mas acabamos ficando sem tempo de visitá-la.
The Waterfront – É outro restaurante de frutos do mar que estava na lista, mas não conseguimos conhecer pela falta de tempo.

Siesta Key
Siesta Key é uma pequena ilha que pertence ao condado de Sarasota. Fica a 30 minutos de Anna Maria.
A diferença entre as duas é que Siesta é mais movimentada e tem estrutura de cidade de praia maior com muitos faróis, condomínios de luxo e ruas largas.
Das três praias de Siesta Key, conhecemos duas: a famosa Siesta Beach e a calma Turtle Beach.
Siesta Beach
Eleita uma das praias mais bonitas dos Estados Unidos, Siesta Beach é também muito popular. Por isso, se quiser conhecê-la mais vazia, escolha os dias de semana.

O que me chamou atenção em Siesta Beach foi a “largura da praia”. Acho que caminhamos uns dois minutos na areia até chegar ao mar.

Em algumas épocas do ano e dependendo da posição do sol, a água fica bem clarinha, o que a deixa mais bonita.

A estrutura de Siesta Beach impressiona, principalmente, para quem vai com crianças. Tem playgrounds, banheiro, chuveiros, lanchonete e estacionamento público que fica no endereço: 948 Beach Rd, Siesta Key. No waze, basta colocar Siesta Key Beach Public Parking.

Turtle Beach
Acabamos passando mais tempo na Turtle Beach, que fica na ponta sul de Siesta Key. A praia é mais estreita e mais tranquila. É um lugar mais rústico pra quem prefere relaxar, mas também tem banheiros e estacionamento público no endereço: 8627-8699 Turtle Beach Rd, Sarasota.

Restaurante em Siesta Key
Apenas almoçamos em Siesta na saída da praia. Paramos no Boat Yard Waterfront – que fica a 5 minutos de Siesta Beach – e foi uma grata surpresa. É um restaurante rústico, descontraído e com uma vista bonita.

Onde ficar em Siesta Key
Se você vai só para Siesta Key e não para Anna Maria, vale mais a pena se hospedar em Sarasota porque ela é mais próxima e tem uma maior variedade de hotéis. Ficar em Sietsa Key sai bem mais caro. Veja nos links abaixo!
+ Hospedagem em Siesta Key
+ Hospedagem em Sarasota
Sarasota
Em Sarasota, você também encontra bons restaurantes, além de um museu muito recomendado. Uma amiga do Brasil que já explorou a cidade disse que vale conhecer o The Ringling, um museu de arte que abriga também uma exibição sobre a história do circo.

St. Petesburg
A 30 minutos acima de Anna Maria Island, também fica a cidade de St. Petesburg. Para quem gosta de arte, esta cidade guarda uma jóia, o Salvador Dali Museum, o mais importante museu sobre o artista fora da Espanha.
Café da manhã fora do hotel
Caso o café da manhã no seu hotel não esteja incluso ou não seja tão bom, uma opção é conhecer as famosas casas de breakfast americanas Waflle House – especializada em wafles – e iHop – em panquecas.

Elas tem unidades espalhadas por todo o País, inclusive mais ao norte de Miami. Mas as da Costa Oeste são mais limpas e organizadas. Basta colocar no Waze, o nome de uma das duas que o aplicativo mostra as mais próximas de você.

Recados úteis
Não tem melhor forma de chegar e se locomover pela Costa Oeste do que alugar um veículo. Veja aqui neste post um guia completo para alugar um carro em Miami!
Também não se esqueça de comprar um chip para usar internet. Como citei algumas vezes, o uso do aplicativo waze facilita muito a vida. Ele indica não apenas caminhos mas também, lugares, restaurantes, postos de gasolina, radares e até policiamento na rodovia.

Espero que tenha gostado do post!
Se você mora na Flórida e ainda não viajou pra esses lugares, vai adorar conhecer!
Se você é visitante assíduo do Estado, também é uma possibilidade de visitar praias diferentes.
Agora, se é a sua primeira vez em Miami, acredito que o destino fique fora de mão, a não ser que você tenha muitos dias ou esteja em Orlando que fica mais perto.
Uma alternativa é conhecer Naples, que também fica na Costa Oeste da Flórida, mais está a apenas duas horas de Miami.
