24 horas na Flórida Keys
Finalmente, conhecemos a Flórida Keys, um conjunto de pequenas ilhas conectadas por uma estreita faixa de terra que começa no sul da Flórida e termina em Key West, cidade localizada no mais extremo sul dos Estados Unidos, a 270 Km de Miami e apenas a 144 km de Cuba.
Do centro de Miami à Key West, são 3h30 de viagem. Mas até lá, há um longo e paradisíaco caminho pela frente através da Overseas Highway, rodovia interligada por 42 pontes sobre o mar turquesa. Uma das pontes mais famosas, a Seven Mile Bridge (11km) já foi cenário de séries e filmes e é considerada uma das construções mais extraordinárias do País.
+ 7 cenários da Flórida Keys que estão na série Bloodline
A possibilidade de aproveitar o trajeto do início ao fim é, para mim, uma das características mais fantásticas da viagem à Flórida Keys, que, além de Key West, conta com outras ilhas conhecidas como Key Largo, Islamorada, Marathon e Big Pine Key.
+ Chip de celular para usar internet nos EUA
Nós – eu e o meu marido – fizemos o percurso de Miami até a Flórida Keys com 4 paradas pelo caminho até chegar em Key West, onde passamos uma noite. No total, a viagem durou 24 horas. Se você quer sentir de fato a energia das Keys, não recomendo fazer o programa em menos tempo. Se o objetivo é conhecer mais a fundo a natureza e praticar esportes aquáticos na região, o ideal é ficar mais tempo, pelo menos 2 dias.
Nossa experiência na Flórida Keys
4 Pontos de Parada
1- Key Largo – Alabama Jack’s
Após dirigir 1 hora de Miami sentido Flórida Keys, desviamos um pouco do caminho para conhecer o Alabama Jack’s, em Key Largo. Descobrimos o restaurante – super rústico – assistindo a série da Netflix Bloodline, que foi filmada na região. Por isso, a parada já estava prevista na nossa programação.
Além do ambiente casual, a vista para água e a comida são de fazer você querer voltar mais vezes. O carro chefe da casa é o Conch Fritter – um prato típico feito com conchas encontradas nas Keys. Optamos, porém, pelo Crab Cake Side (bolinho de caranguenjo) e Fried Fish Fingers (peixe frito), que estavam muito bons. A conta total, incluindo cerveja e gorjeta, saiu U$ 27.
Dica: Nos horários de pico do almoço e na alta temporada, você pode enfrentar fila para conseguir almoçar no Alabama Jack’s. Chegamos meio-dia e conseguimos uma ótima mesa sem ter que esperar! Endereço: 58000 Card Sound Rd.
2 – Robbie’s of Islamorada
Uma hora depois, já na ilha de Islamorada, paramos no Robbie’s – um local que reúne restaurante, lojinhas de artesanato e atividades como pesca e Kayak. Fica no caminho, ou seja, você não precisa desviar seu trajeto. Basta entrar à direita no endereço indicado abaixo. Na verdade, este destino não estava na nossa programação, mas o avistamos de longe, do carro, e decidimos parar.
Nossa passagem foi rápida mas o suficiente para nos deslumbrarmos com o visual do local, também bem rústico ao estilo Flórida Keys. Lá, dá pra fazer atividades aquáticas, comer um lanchinho e tomar um drinque.
Endereço: 77522 Overseas Hwy, Islamorada.
Site: www.robbies.com
3 – Bahia Honda State Park – Big Pine Key
Aqui é parada obrigatória! Mesmo sem sorte de pegar um dia ensolarado – estava ventando e com muitas nuvens – o Bahia Honda é um dos lugares mais lindos da Flórida Keys.
Fica a 30 minutos de Key West. Você entra de carro e após estacionar pode visitar os dois lados da ilha. De um, o mix de cores azuis e verdes da água somado à uma antiga ponte de ferro ao fundo tornam a paisagem única. Do outro, o mar transparente, raso e quente é daqueles que você entra e não quer sair mais.
O parque é conhecido também por abrigar plantas e animais raros. Você tem acesso à aluguel de Kayak, Stand up Paddle e snorkel. Para entrar, é preciso pagar uma taxa por veículo (em média $9). No local, há banheiros e duchas.
Endereço: 36850 Overseas Highway, Big Pine Key.
Site: bahiahondapark.com
4 – Key West
Chegamos ao fim da tarde do sábado no nosso destino final, Key West.
Veja aqui nosso guia atualizado de Key West!
Jantar em Key West
Com ambientes externo e interno, o Blue Heaven faz o estilo descolado com a vibe tranquila da Flórida Keys. Mas o que faz você se sentir em um verdadeiro “céu azul” é a comida. Tanto o meu prato (sea scallops) – quanto o do meu marido (yellowtail snapper) – estão entre os melhores. E para fechar a noite, pedimos A Key Lime Pie – uma espécie de torta de limão clássica da região. Não comi outras, mas a do Blue Haven é algo divino feito por anjos da cozinha 🙂
Reserve antes para não ter que esperar. Cardápio, preços e endereço no site: www.blueheavenkw.com
Domingo em Key West
No dia seguinte, tínhamos duas opções: Fazer um passeio em alto mar com a possibilidade de praticar esportes aquáticos (mais informações abaixo) ou explorar Key West. Como o tempo estava nublado, optamos por passar mais tempo na cidade. Andamos pelas ruas do centro passando pelo historic Seaport (pequeno porto histórico) Southemost Pointe – o marco do ponto mais extremo ao sul dos Estados Unidos. Há uma pequena fila para tirar fotos, mas vale a pena esperar pelo clique. Também passamos pelas placas do 0 mile, que marca o início e o fim da rodovia US 1, e pela Duval Street onde compramos alguns souvenirs. Outra sugestão é assistir ao famoso pôr do sol na Mallory Square.
Esportes aquáticos em Key West
Por conta do mal tempo, não fizemos passeios aquáticos, mas se você tiver esse objetivo, recomendo a empresa Fury. Os passeios mais indicados são: o Island Adventure – passeio de barco que leva o visitante à áreas intocadas para fazer snorkel e kayak; e o Ultimate Adventure, que oferece parapente, jet ski e kayak. Reserve com antecedência ou procure um dos vários quiosques da empresa espalhados pela cidade.
Hospedagem e melhor época para ir
Key West é pequena. No Centro você estará melhor localizado, mas também poderá ter sua noite de sono comprometida pelo barulho da rua. Nós optamos por um hotel um pouco mais afastado, a 10 minutos da Duval Street, o Sheraton Suites Key West. O hotel oferecia transporte até o centro a cada meia hora, o que facilitou a logística.
De um modo geral, se hospedar em Key West pode sair muito caro, já que a cidade é pequena para o grande fluxo de turistas. Por isso, programe sua viagem em épocas de baixa temporada e de preferência em dias de semana. Nos fins de semana e feriados, o preço dos hotéis aumenta muito!
+12 pousadas para ficar em Key West
Tempo
Como todos os lugares do mundo com belezas naturais, a Flórida Keys não será a mesma se o tempo estiver chuvoso. Por isso, evite épocas de chuvas intensas. O calor do verão da Flórida – junho a agosto – também pode comprometer os passeios feitos no meio do dia, pois o clima é muito quente e úmido o que pode tornar um programa ao ar livre exaustivo.
Curiosidades sobre a Flórida Keys
Os galos
Uma das cenas mais peculiares de Key West são os galos e galinhas andando pelas ruas. Isso mesmo, você verá as aves ciscando por toda a ilha, até mesmo no meio da movimentada Duval Street. Segundo alguns moradores, os animais foram levados para lá pelos milhares de refugiados cubanos que chegaram à ilha após a revolução nos anos 50 e 60. Lá ficaram e se reproduziram. Dizem também que antigamente era comum na cidade ringues de briga de galo. Hoje, a mensagem é de preservação das aves que se tornaram símbolo da cidade.
As pessoas
Tão fascinante quanto a flora e a fauna da Flórida Keys, são os moradores da região. Uma mistura de artistas, escritores, chefes, músicos, hippies e apaixonados pelo universo marítimo torna o local ainda mais místico. O premiado escritor norte-americano Ernest Hemingway, por exemplo, foi uma das figuras icônicas que viveram em Key West. A casa onde ele morou virou museu e hoje abriga um rico acervo sobre o seu trabalho e sua história.
Moradores e turistas na Duval Street, em Key West.
A torta de limão
A Key Lime Pie, uma espécie de torta de limão coberta de espuma de clara é a sobremesa oficial da Flórida Keys. Você encontra em praticamente todos os restaurantes e em lojas especializadas na receita. A versão mais provável para o surgimento da torta é que a cozinheira do primeiro milionário da Flórida William Curry, conhecida como Aunt Sally, criou a receita para a família perto dos anos 1800, em Key West. Mais tarde, a receita foi documentada e se espalhou pela cidade. (Fonte: whatscookingAmerica.net).
FIM!!!
O que achou da Florida Keys?
o mês de outubro tem clima complicado? final de outubro? adoro o site de vcs!
Oi Paloma, depende de cada ano, mas de modo geral é um mês bom porque ainda está quente mas não tão quente como no verão!
Abs
Olá, Mariana! Vou a Miami daqui a 1 semana. Tenho só 10 dias e a intenção é ficar mais em Miami mesmo. Por isso, vou arriscar um bate e volta à Key West de carro. Se eu resolver ficar por lá uma noite, você acha que consigo hotel na hora?
Oi Talia, consegue sim, principalmente se for dia de semana!
Muito bom Mari…. pq se fosse esperar o seu marido mandar as fotos pra gente…. acho q era mais rápido eu voltar praih….rs.
Tentamos ir ano passado, mas chegamos só até a metade só, meu sobrinho nao aguentou a viagem… vai ter q ficar para a próxima, ainda mais agora com a descrição, detalhes e fotos. Nos aguardem =P
Obrigada Fu!!! Que bom que gostou do post… Lembro que vocês tentaram, mas a viagem para crianças pequenas é realmente cansativa. Na próxima vez, vamos com certeza pra lá!!! Bjos